Boas práticas de gestão II

Continuando nossa série sobre boas práticas de gestão, vamos explanar como a gestão deve ser a arte de pensar e fazer as coisas certas suavemente e mantê-las simples.

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Podemos separar as pessoas em duas categorias, Pensadores (geralmente funções mais ligadas a administração, pessoas que vão pensar e planejar o que e como deve ser feito) e Fazedores (funções responsáveis por executar o que foi planejado pelo Pensador), ambos são igualmente importantes para todas as corporações, mas quando não encontrados na mesma pessoa, deve haver alguma maneira inteligente de informar, persuadir e motivar o Fazedor a agir. Dessa forma o papel do líder é essencial, pois devem promover o engajamento como uma tarefa diária, com inteligência emocional para traduzir as necessidades do negócio como vontade das pessoas, ser importante, agradável e até  engraçado.

O líder, assim como as boas práticas devem ser simples e acessíveis para todos na organização, pois ninguém tem mais tempo para ler longos textos ou abordagens complexas, é importante manter tudo simples, direto, curto, conciso.

O processo decisório deve gerar resultados produtivos, gerando direções, objetivos e alvos. O resultado dos processos de decisão não devem ser mais dúvidas, é nessa etapa é importante a participação tanto dos Fazedores como dos Pensadores, pois o Pensador atua em um nível mais macro da organização, muitas vezes desconhecendo funções básicas do dia-a-dia do Fazedor, e esse como conhecer do processo na prática, pode auxiliar o Pensador a otimizar processos ou sugerir melhorias, por exemplo.

Garantir resultados, é importante, mas a adesão às políticas corporativas, missão e visão deve vir em primeiro lugar, dessa forma Estratégia de Negócios deve ser o foco da Direção e por isto, transparência, responsabilidade, conformidade a normas/leis são essenciais.

Fatos e Cenários devem ser a plataforma para o desenvolvimento de negócios, e por isto serem simples, e processos complexos sempre podem e devem ser desmembrados em pequenas etapas, de forma a também serem simplificados.

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