Brasil vai ter de correr se quiser entrar no jogo da indústria 4.0

O Brasil precisa recuperar décadas perdidas para sonhar em ver desenvolvida no país a chamada indústria 4.0, ou manufatura avançada. Como aponta Reinaldo Lorenzato, da HP Enterprise, enquanto vários países se prepararam, o Brasil se desindustrializou. O executivo da HPE participou de um debate sobre a indústria 4.0, realizado no Futurecom 2016.

Recomende essa matéria pelo WhatsApp

“Falta ao Brasil é iniciativa, seja no setor governamental, empresarial, educacional, todos em conjunto para transformar o país em uma potência industrial. A participação da indústria no PIB é menor do que tínhamos em 1947. Muitos países aproveitaram esse período para fortalecer sua indústria, o que o Brasil não fez. Tem que acelerar para retomar essa potência que já foi.”

Segundo Reinaldo Lorenzato, da HP Enterprise, “a parte regulatória é importante. Temos uma carga tributária muito forte, o que nos onera em termos de transferir recursos para a área de pesquisa e desenvolvimento para cobrir despesas governamentais. Precisamos da reforma tributária. E olhar para a formação de recursos humanos, que é um dos pilares fundamentais”. Assistam a entrevista abaixo: