Fórum de Competitividade de Nanotecnologia

Recomende essa matéria pelo WhatsApp

O que é o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia?
O Fórum de Competitividade de Nanotecnologia surgiu como ferramenta estratégica para apoiar na discussão e encaminhamento de iniciativas e programas segundo as dimensões da PDP. Tem como objetivo aumentar a competitividade do país no mercado mundial por meio da articulação entre as necessidades do setor privado – formado por representantes do meio empresarial e dos trabalhadores - o setor governamental e a academia. O Fórum busca o consenso em torno de oportunidades e desafios, definindo metas e ações voltadas para uma nova política industrial de desenvolvimento da produção. Tal como os demais Fóruns, esse espaço iniciado no dia 23 de novembro de 2009, relativo à Nanotecnologia, estrutura seus trabalhos com base na análise dos diagnósticos, na identificação de gargalos, oportunidades e desafios. A partir dessa análise é que serão delineadas as ações e as metas a serem detalhadas e desenvolvidas no âmbito dos Grupos de Trabalho a serem constituídos. Os GTs  têm como finalidade reunir e tornar consensuais os diagnósticos, e também propor, implementar e acompanhar as ações e as metas estabelecidas. São responsáveis, assim, pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento de iniciativas dos temas específicos.

Quem pode participar do Fórum de Competitividade de Nanotecnologia?
É livre a participação de representantes da indústria, da academia e dos governos interessados e envolvidos no processo de inserção da Nanotecnologia no processo produtivo da indústria nacional.

Como participar do Fórum de Competitividade de Nanotecnologia?
O Fórum promove reuniões periódicas, para participar basta se inscrever no site http://forumnano.abdi.com.br quando estiverem abertos os períodos de inscrições, sempre comunicados no mesmo endereço e por e-mails enviados aos participantes habituais.

Quantas empresas já disponibilizam produtos com Nanotecnologia no Brasil?
Não existe um número exato, com base nos dados de empresas que pleitearam recursos para pesquisa com Nanotecnologia em programas de fomento do governo federal tem-se um número aproximado de 150 empresas. Para mais informações sobre o mercado de Nanotecnologia sugerimos a leitura do relatório do Grupo de Trabalho de Mercado (http://www.mdic.gov.br/arquivos/dwnl_1283373738.pdf).