Nova Politíca Industrial em Construção

Lançada em abril de 2017, a Rota 2030 - Mobilidade e Logística tem como objetivo construir uma indústria automotiva brasileira competitiva globalmente.

Recomende essa matéria pelo WhatsApp

Rota 2030
Lançada em abril de 2017, a Rota 2030 - Mobilidade e Logística tem como objetivo construir uma indústria automotiva brasileira competitiva globalmente. A Rota 2030 vai abranger um período de 15 anos, com 3 ciclos de desenvolvimento. O Grupo de Alto Nível (GAN 2030) ficará responsável por entregar o documento com o posicionamento a ser buscado pela indústria automotiva instalada no Brasil.
Para tornar o Brasil um polo global de desenvolvimento e produção de veículos, o novo ciclo da política automotiva, a entrar em vigência a partir de janeiro de 2018, terá como guia as novas tendências de mobilidade. Dessa forma, a indústria nacional deve chegar em 2030 com tecnologia equivalente a de mercados avançados, integração ativa na cadeia global de suprimentos, competitividade na produção dos principais sistemas automotivos e capacidade de desenvolvimento de projetos globais.


PEDEFOR
O PEDEFOR (Programa de Estímulo à Competitividade da Cadeia Produtiva, ao Desenvolvimento e ao Aprimoramento de Fornecedores do Setor de Petróleo e Gás Natural) encaminhou uma proposta de simplificação das regras de conteúdo local para o setor, visando à atração de investimentos para as diversas rodadas de licitação programadas.
O novo modelo pretende substituir o complexo sistema de apuração de conteúdo local anteriormente vigente, que continha cerca de noventa itens e subitens, por quatro segmentos para os campos em mar e dois para campos em terra. Para os projetos offshore estão previstos os seguintes percentuais: 18% para a fase de exploração; 25% para construção de poço; 40% para sistema de coleta e escoamento; e 25% para UEP (Unidade Estacionária de Produção), sendo estes três últimos segmentos específicos da etapa de desenvolvimento da produção. Para os projetos em terra (onshore) a exigência será de 50% para a fase de exploração e 50% para a etapa de desenvolvimento.
Neste momento, com vistas a regulamentar, ainda neste ano de 2017, os incentivos a fornecedores e as bonificações a operadores, instrumentos previstos para o PEDEFOR, o Ministério trabalha na realização de 3 estudos para: (1) definir as áreas tecnológicas portadoras de futuro; (2) mapear e dimensionar a capacidade de oferta e a competitividade da cadeia de fornecedores da indústria de P&G; e (3) avaliar os resultados das políticas de conteúdo local implementadas desde a Rodada 0 (1997).