As dimensões da responsabilidade social e ambiental

Quando falamos de responsabilidade social estamos falando das implicações dos resultados dos processos, produtos e serviços sobre os mais diversos públicos alvo que tem relação direta ou indireta com a empresa.

Quando falamos sobre as dimensões da responsabilidade social e ambiental, estamos na verdade nos referindo ao exercicio da atividade profissional e empresarial e seus respectivos impactos sociais e ambientais sobre o conjuntos dos respectivos públicos alvo.

Por isso se torna cada vez mais importante o reconhecimento do potencial de impacto de uma decisão, de adoção de uma tecnologia que irá promover o desenvolvimento de um processo, produto e serviço. Também não basta somente implantar práticas para solução de desafios empresariais, é necessário que elas também possam ser avaliadas e mais importante, saber qual tipo de prática a ser adotada tornará possível que os resultados sejam atingidos.

No Brasil, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social possui um "Banco de Práticas em Responsabilidade Social", já desenvolvido por diversas empresas sediadas no Brasil, que podem ser objetivo de consulta, relacionado às temáticas de interesse ligadas à missão, à vião e aos objetivos das empresas/ instituições e organizações.

Abaixo apresentamos algumas empresas e o nome do projeto que cada uma desenvolve:
Infraero: Adoção do Regime Diferenciado de Contratações Públicas;
Camargo Correa: Bolsa de Resíduos;
AES Brasil: Casa da Cultura e Cidadania;
Samarco: Combate à corrupção;
Disoft Solutions: Construção de casas;
Embraco: Mais refrigeração, Menos gasto;
Telefônica: Elevação de escolaridade de pessoas com deficiência;
Viena Siderurgia: Educação de jovens e adultos;
ALCOA: Compras sustentáveis;