Comece com o PORQUÊS

Você já se perguntou o por que de algumas organizações fazerem mais sucesso que oturas? ou por que serem mais inovadoras? Do o que grandes lideres e personalidades tal como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright terem em comum?

Recomende essa matéria pelo WhatsApp

Simon Sinek, em sua palestra no TED, fala sobre um modelo de negócios e liderança conhecido como Golden Circle (Círculo Dourado).
Segundo ele, grandes lideres teriam esse modelo como base e isso seria a razão de conseguirem tantos seguidores.
Confira a palestra abaixo (legendas em português).

Confira o que cada esfera desse círculo contém:

  • WHY: explica o PORQUE  você faz o que faz, qual é o significado de tudo isso, ou seja, seu(s) verdadeiro(s) propósito(s). Qual é sua causa? Porque a sua empresa existe? Porque você levanta e sai da cama todos os dias? Qual é a sua motivação? Veja bem que ter lucro não é o seu porque, isso é simplesmente o resultado do seu trabalho.

  • HOW: diz respeito ao COMO  você faz, que também pode ser entendido como os objetivos, ou seja, as ações práticas e concretas que farão você alcançar seu(s) propósito(s). Inclui os valores e crenças que você tem. Esse também será o seu diferencial, aquilo que irá fazer você ou o seu negócio se destacaram na multidão.

  • WHAT: é o QUE você efetivamente faz ou vende. 100% das pessoas e das organizações sabem o que fazem, portanto, essa pergunta acaba sendo uma das mais fáceis a ser respondida.

A grande diferença dos demais modelos, é que se começa de fora para dentro, ou seja, do o que para o como, e muitas vezes o porque é deixado de lado. O ideal é começar de dentro para fora, pois dessa forma podemos inspirar pessoas, nos comunicar claramente e inspirar pessoas ao nosso redor.

Na próxima postagem vamos ver como aplicar o Golden Circle aos nossos negócios.

Conheça mais: livro Start with why (título traduzido no Brasil como Por Quê?: Como grandes líderes inspiram ação”), Simon Sinek.

Site: Simon Sinek aqui.

LET'S ACT NOW!!