Gestão por Processos II
A NBR ISO9001:2015 teve algumas mudanças desde a sua última versão de 2008, mudanças que visam acompanhar o mundo globalizado e tecnológico que estamos vivendo e também garantir a completa integração da gestão da qualidade, alinhada com as estratégias de negócios da organização.
Na postagem anterior falamos um pouco sobre a ABNT NBR ISO 9001 e como o diagrama da Tartaruga poderia facilitar para mapear esse processo.
Agora falaremos um pouco sobre o NBR ISO9001:2015, que define o nível estratégico dos documentos e exige a definição do contexto da organização no mercado, através do sistema de gestão com os processos e sua interação.
A NBR ISO9001:2015 procura de forma geral observar todos os processos envolvendo a empresa, da seguinte forma:
Princípios da gestão da qualidade: através de uma série de medidas podemos avaliar a qualidade empregada nos processos de uma forma geral.
Satisfação do cliente: a satisfação do cliente muitas vezes está ligada com a qualidade da organização, pois uma organização organizada e preocupada em otimizar os processos internos geralmente apresenta um melhor trabalho para seus clientes, também com relação a preço e prazo.
Análise do contexto da organização: onde a organização está inserida no mercado, é necessário uma definição muita clara desse contexto para que a organização possa definir seus passos futuros.
Responsabilidade da alta direção: todos os setores devem ter suas funções e deveres bem definidos.
Abordagem de processos: assim como as responsabilidades devem ser bem definidas, os processos também, para facilitar a metodologia e comunicação entre os setores.
Mentalidade de risco: todos os riscos inerentes a organização devem estar bem claros, e é necessário medidas de contingência para eles, por exemplo: aumento de impostos, diminuição das vendas, entre outros.
Gestão da mudança: mesmo tendo seus processos definidos de forma clara e coesa, a empresa sempre deve estar aberta a mudanças e acompanhar as mudanças do ambiente em que está inserida, readequando seus processos.
Informação documentada do SGC: todos os processos devem estar bem documentados e disponiveis para consulta.
Monitoramento e avaliação do SGC: todos os processos devem ser avaliados constantemente de forma a se identificarem melhorias.
Melhoria contínua: a empresa sempre deve estar atenta ao ambiente em que está inserida, assim como a seus processos internos, de forma a estar sempre melhorando seus processos e sua interação com o meio. Um grande exemplo disso é a própria NBR ISO9001:2015, que teve algumas mudanças desde a sua última versão de 2008.