ISO 26000

Nas próximas postagens iremos abordar algumas normas técnicas, a começar pela ISO 26000, que foi a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial.

A ISO 26000 foi a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial desenvolvida, teve inicio em 2005 e sua versão final foi publicado em novembro de 2010. Ela é aplicável a todo tipo de organização (independente de seu porte), e orienta as linhas de sua própria integração, tendo por base 7 temas: direitos humanos, práticas laborais, meio ambiente, práticas operacionais justas, consumo, envolvimento e desenvolvimento da comunidade e governança organizacional.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou a norma brasileira NBR 26000, que também orienta as empresas nessa linha.
A ISO 26000 é a forma oficial capaz de integrar a forma como as organizações lidam com o mundo a sua volta.

Um detalhe é que essa ISO não pode ser certificada, como as outras, porém ela ajuda a clarificar o que é responsabilidade social, ajuda negócios e organizações a traduzir seus principios em ações e compartilhar melhores práticas relativas a responsabilidade social, globalmente.
Seus cinco anos de lançamento foram cinco anos de negociação entre os mais diferentes envolvidos em todo o mundo, representantes do governo, ONG's, indústria, grupos de consumidores e organizações de todo o mundo estiveram envolvidas nesse desenvolvimento, e mesmo com a divergência cultural, acredita-se que essa ISO poderá fazer do mundo um lugar melhor para se viver.
Conheça mais: site oficial